Disque Denúncia


Grande área desmatada é identificada em São Fidélis após denúncia encaminhada ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia


Ocorrência registrada na 141ª DP

21/03/2024
Grande área desmatada é identificada em São Fidélis após denúncia encaminhada ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia

Uma área com cerca de 4 mil metros quadrados desmatada foi identificada por policiais militares nesta quinta-feira (21) em São Fidélis, na região norte fluminense, após uma denúncia de crime ambiental recebida pelo Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente.

Cumprindo ordem de policiamento a fim de averiguar as informações, policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, procederam à Rua Santo Amaro, no bairro Aipuca, onde segundo a denúncia, um homem utilizava motosserra para desmatar, a fim de construir uma moradia. Durante fiscalização, os agentes da 3ª UPAm observaram o corte seletivo de árvores de médio e grande portes, com características de nativa e em estágio avançado de regeneração natural. Ainda de acordo com os policiais, há indícios da prática de envenenamento junto a vegetação e queima de material lenhoso. Não foram encontrados suspeitos de serem os responsáveis pelas práticas criminosas. Com base nos artigos 38 e 41 da lei 9605/98, a equipe procedeu à 141ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Em todo o ano passado, o programa Linha Verde recebeu apenas 26 denúncias de crimes ambientais em São Fidélis, sendo sete sobre desmatamento. Somente nos três primeiros meses deste ano, foram cadastradas 17 denúncias, sendo cinco de desmatamento.

Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente