Disque Denúncia


Denúncias auxiliam PM a identificar área desmatada em Paraty 


Ocorrência registrada na 167ª DP

26/03/2024
Denúncias auxiliam PM a identificar área desmatada em Paraty 

Pelo menos 10 árvores foram encontradas cortadas nesta terça-feira (26), em Paraty, no Sul Fluminense, por policiais militares do Comando de Polícia Ambiental que averiguavam denúncias de crimes ambientais encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177).

Agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga relataram que, segundo as quatro denúncias recebidas, na localidade da Prainha de Mambucaba, vinha ocorrendo dentro de um sítio, supressão de vegetação dentro de uma área de preservação permanente. Durante a fiscalização no local, os agentes da 4ª UPAm identificaram uma casa de cor amarela em construção, citada na denúncia, onde atrás da mesma, foram identificadas árvores de porte médio cortadas e vegetação suprimida, com indícios de utilização de motosserra. Todo o material lenhoso proveniente do corte das árvores estava, segundo os policiais, acondicionado no terreno ao lado da casa, totalizando cinco metros cúbicos de degradação no local. Uma pessoa que estava no local foi perguntada a respeito das autorizações ambientais necessárias para as intervenções, mas informou ser o pedreiro da obra, contratado pela dona do empreendimento. De acordo com o próprio, na semana anterior, uma equipe teria ido ao local para cortas as árvores. Diante dos fatos e com base no artigo 39 da lei 9605/98, os policiais procederam à 167ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente