Disque Denúncia


Meio Ambiente



O meio ambiente agradece a sua ligação.

29/07/2014
Meio Ambiente

No dia (17/07), a partir de informações encaminhadas ao Disque-Denúncia, agentes da Coordenadoria de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca) conseguiram prender 7 pessoas retirando ilegalmente areia às margens do Rio Guandu, em Seropédica, na Baixada Fluminense. Uma escavadeira hidráulica e 6 caminhões também foram apreendidos durante a operação. As prisões em flagrante ocorreram quando um helicóptero pousou em um areal.

De acordo com os agentes, só não houve mais prisões porque olheiros que usavam radiotransmissores alertaram os criminosos sobre a chegada dos agentes.

Desde o mês de Maio, o Disque-Denúncia recebeu 4 denúncias sobre extração de areia e terra sem autorização dos órgãos responsáveis, às margens do Rio Guandu.

Para o coronel José Maurício Padrone, coordenador da Cicca a extração de areia é proibida dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Guandu, que abrange uma faixa de terra de até 500 metros em ambas as margens do rio. Segundo ele, a extração de areia é essencial para a construção civil e é uma das principais atividades no município de Seropédica, mas é necessário que seja realizada de forma sustentável, licenciado pelo Instituto estadual do Ambiente (Inea).

— Quando realizada de forma clandestina, grandes cavas são abertas no leito e ao longo das margens do rio. Isso acaba retirando a cobertura vegetal e promovendo o assoreamento. Essa ação diminui a vazão da água e aumenta a concentração de poluição, facilitando a ocorrência de enchentes e aumenta a quantidade de partículas sólidas a serem retirados da água durante o tratamento. Quando termina a exploração, os terrenos são abandonados, ficando o passivo para toda a sociedade – explicou Padrone.

Os criminosos podem ser indiciados por lavra não autorizada, crime previsto no Código Ambiental, com pena de até um ano, e por crime de usurpação de matéria-prima da União, podendo ficar preso por até cinco anos, além de multa administrativa que varia de R$ 5 mil a R$ 1 milhão de reais.

Todos os presos, assim como os equipamentos, foram levados para a Delegacia de Meio Ambiente.

Ações como essa só são possíveis porque a população liga e denuncia. Sem a ajuda da população, esse resultado positivo não seria possível.

Ligue para o Linha Verde através do telefone 0300 253 1177 e denuncie qualquer tipo de crime ambiental. O anonimato é garantido.

0300 253 1177 ou (21) 2253 1177

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente.