Disque Denúncia


Linha Verde


 

Usar linha chilena é crime ambiental.
23/01/2015
Linha Verde


Na manhã desta sexta-feira (23), após informações do Linha Verde, policiais do serviço reservado do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) com auxílio de agentes da Unidade de Polícia Ambiental (UPAm) Móvel se deslocaram para o município de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, a fim de averiguar ilícitos ambientais naquela localidade.
 
Segundo os agentes, informações da denúncia do Linha Verde davam conta sobre depósito de linhas chilenas, que são usadas constantemente por pessoas que soltam pipas. Elas têm o poder quatro vezes maior do que o cerol e são fabricadas a partir da mistura de quartzo moído e óxido de alumínio. Cabe ressaltar e alertar que a utilização desse produto é considerada crime ambiental previsto na Lei 9605/98.
 
Na rua Zilda Silvares, em São Gonçalo, os agentes conseguiram apreender 37 carretéis de linha chilena, além de resgatarem três pássaros silvestres (dois trinca ferros e um coleiro) que eram mantidos em cativeiro sem qualquer licença. Uma pessoa foi detida e encaminhada à 74ª DP.
 
 
Os pássaros serão encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, na Baixada Fluminense, onde após tratamento serão soltos em seu habitat natural.
 
O Linha Verde disponibiliza em todo o Estado do Rio, o telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local), a fim de que a população possa denunciar crimes ambientais. O anonimato é garantido.
 
LINHA VERDE, o Disque-Denúncia do Meio Ambiente.