Disque Denúncia


Festas Juninas



Disque Balão está no ar. 

16/06/2015
Festas Juninas

O surgimento das Festas Juninas foi no período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão. Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho - para nós, dia de São João.

Essas festas eram conhecidas como “JOANINAS” e receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus, que, segundo as escrituras bíblicas, gostava de batizar as pessoas, purificando-as para a vinda de Jesus.

Assim, passou a ser uma comemoração da igreja católica, onde homenageiam três santos: no dia 13 de junho a festa é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29 de junho, para São Pedro.

Aos poucos, as festas juninas foram sendo difundidas em todo o território do Brasil, mas foi no nordeste que se enraizou, tornando-se forte na nossa cultura. 

Mas é justamente neste período, em que se comemoram as festas juninas, que se torna mais comum a soltura de balões aumentando o risco de incêndios, de danos às redes elétricas e, num risco ainda maior, a derrubada de aviões.

De acordo com a lei de Crimes Ambientais 9.065, de fevereiro de 1998, não somente soltar balões é “CRIME”, como também fabricar, vender ou transportar. A pena prevista é de detenção de um a três anos ou multa. 
 
Estamos com a campanha "Disque Balão" no ar, até 15 de Setembro. Quem der informações ao Linha Verde que levem a polícia a apreender balões, a encontrar grupos de baloeiros ou locais de confecção e comercialização de balões, poderá ganhar recompensas que variam de R$ 300 à R$ 2 mil.

Faça sua parte e denuncie! Diga NÃO aos balões. Ligue para 0300 253 1177 (custo de ligação local - interior) 2253 1177 (cidade do Rio), o anonimato é garantido.

Fonte sobre a origem da festa junina: