Disque Denúncia


Você sabia que nesse dia 17 de Julho é comemorado o Dia de Proteção às Florestas ?


O Linha Verde trouxe uma matéria falando sobre esse dia e uma entrevista com o comandante da Unidade de Policiamento Ambiental da Serra da Tiririca, Tenente Ruy Souto
17/07/2015
Você sabia que nesse dia 17 de Julho é comemorado o Dia de Proteção às Florestas ?


O dia de 17 de Julho é o Dia de Proteção às Florestas. Para nós, brasileiros, uma data como essa é de extrema relevância, visto que somos conhecidos mundialmente como o país das florestas. Preservar florestas é sinônimo de proteger a vida.

Segundo números do Linha Verde, projeto do Disque Denúncia que recebe denúncias sobre crimes ambientais, desde o início do ano de 2015, foram registradas mais de 303 denúncias de desmatamento dentre as mais de 4 mil denúncias ambientais, sendo o 4º assunto mais denunciado na área de Meio Ambiente. Rio de Janeiro, Niterói, Maricá, Petrópolis e Duque de Caxias, foram os municípios onde a população mais denunciou esse ilícito.

Isso significa que a população está cada vez mais consciente sobre a área ambiental e graças ao projeto Linha Verde, é possível verificar que as pessoas estão denunciando cada vez mais o crime de desmatamento, dando visibilidade ao projeto e a preocupação com nossa área verde. Como comparação, neste mesmo período do ano passado, 188 denúncias sobre desmatamento foram registradas, sendo o 6º assunto mais denunciado naquele período do ano de 2014.
Nos últimos anos o Rio de Janeiro deu uma das maiores viradas ambientais de sua história: de vilão passou para herói da conservação de nossas florestas. A fundação SOS Mata Atlântica divulgou relatório sobre o desmatamento no país e o Estado do Rio apareceu como exemplo. Foram 92 hectares destruídos entre 2010 e 2011 contra 140 mil registrados na década de 90.  Além disso, o Rio possui 20% de sua área protegida ou preservada, enquanto que a média dos demais Estados é de 7%.

É importante registrar que esse aumento de denúncias sobre desmatamento florestal e os dados de desmatamento quase zero no RJ não é algo ambíguo. Há mais denúncias pelo fato da conscientização da população e a conseqüente criação do Linha Verde, onde as pessoas acabam denunciando quando há estágios iniciais de desmatamento, gerando então mais informações para as autoridades e um maior combate preventivo por parte da polícia.

Quando uma floresta deixa de existir, perdemos fauna e flora e isso pode provocar, ainda, o desequilíbrio da cadeia alimentar. Com as espécies carnívoras diminuindo, cresce o número de herbívoros, que podem vir a extinguir mais tipos de vegetais. A perda da cobertura vegetal causa a degradação do solo e, conseqüentemente, a desertificação. A destruição das florestas afeta, também, o clima, já que elas têm importante papel na manutenção da temperatura, nos ventos e no ciclo das chuvas.
 

Entrevistamos o Tenente Ruy Souto, comandante da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) da Serra da Tiririca, para falar um pouco do assunto
 
LV – Tenente, na área de atuação da sua UPAm, que vai de Niterói, passando por Maricá, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio(Região dos Lagos), quais são os locais que mais preocupam em termos de desmatamento.
RS - Hoje, duas áreas trazem preocupação: a própria Serra da Tiririca, em Maricá e as Áreas de Proteção Ambiental da Costa do Sol, incluindo as áreas municipais de Cabo Frio, que sofrem grande pressão imobiliária. 
 
LV – O que a UPAm da Serra da Tiririca vem fazendo para diminuir as ocorrências de desmatamento florestal ?
 
RS - Para diminuir, nós implantamos policiamento preventivo, refiscalizando áreas, fiscalizando com rigor e intensidade as áreas claramente definidas como de proteção, além é claro da aproximação com o Inea que é um grande aliado nessa luta.
 
LV – Tenente, é feito algum trabalho de conscientização junto as crianças?
RS – Sim. Mensalmente realizamos ações isoladas ou conjuntas de Educação Ambiental junto as escolas e entidades que nos solicitam.
 
LV – Em sua opinião, qual a importância do trabalho que vem sendo realizado pelo Linha Verde, do Disque Denúncia do RJ?
RS – O Linha Verde é uma grande aliada, pois nos traz a informação oriunda do cidadão, portanto, é um canal direto  de comunicação, de maneira que quanto mais o cidadão denúncia mais atuamos com informação e precisão.
 
 
LV – Muito obrigado pela colaboração, Tenente. O Linha Verde preza o trabalho da UPAm na defesa ao Meio Ambiente.
RS – Eu, em nome da UPAm da Serra da Tiririca é que agradeço e solicito a população do Estado do Rio que continue denunciando desmatamento florestal e outros crimes ambientais através dos telefones 2253 1177(capital) ou 0300 253 1177(interior, com custo de ligação local).