16/08/2022

As aves foram levadas ao CETAS, em Seropédica

1ª UPAm resgata pássaros mantidos em cativeiro em Vista Alegre

1ª UPAm resgata pássaros mantidos em cativeiro em Vista Alegre

Seis pássaros da fauna silvestre brasileira foram resgatados de cativeiro nesta segunda-feira (15), após policiais militares da 1ª UPAm terem recebido informações encaminhadas pelo programa Linha Verde (2253 1177), do Disque Denúncia.



Após o recebimento da denúncia, os agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca, procederam à Estrada da Água Grande, em Vista Alegre, onde no endereço informado identificaram três coleiros e três trinca ferros mantidos em gaiolas. A partir daí, os policiais questionaram o responsável sobre as licenças para criação dos pássaros, mas após a negativa do mesmo, se deslocaram com o acusado à 27ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 29 da lei de crimes ambientais. Ainda segundo a equipe da 1ª UPAm, as aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, onde serão devolvidos ao seu habitat natural.



O Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente, solicita a ajuda da população para denunciar crimes ambientais em todo o Estado do RJ. Por telefone, as denúncias podem ser feitas pelos números 0300-253-1177 (custo de ligação local) ou (21) 2253-1177. O serviço também disponibiliza o serviço via Internet, através do aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, pelo WhatsApp através do (21) 99973-1177, pelo site do Disque Denúncia ou pelo Facebook. Em todos os canais o anonimato é garantido ao denunciante.



LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente