25/11/2022

Evento debate as perspectivas culturais para a segurança pública municipal nos próximos anos

Disque Denúncia participa do 4º Encontro Nacional de Secretários de Segurança

Disque Denúncia participa do 4º Encontro Nacional de Secretários de Segurança

Secretários de segurança e gestores da área de todo o Brasil lotaram o Iate Clube Aquidabã na manhã de ontem (24) para a abertura do 4º Encontro Nacional de Secretários de Segurança e Gestores da Área; evento que segue no dia de hoje (25) com programação no Centro de Estudos Ambientais (CEA) e no Cais de Santa Luzia.



A abertura do evento contou com secretários, adjuntos, comandantes e chefes de gabinetes, bem como instituições e autoridades da área da segurança e afins, entre elas o Disque Denúncia. O tema central do evento, intitulado “O desafio de ampliar a cultura de segurança pública no cenário atual”, permeou a maioria das falas dos profissionais envolvidos no encontro.



De acordo com o secretário de Segurança Pública, Douglas Ferreira Barbosa, todas as regiões do país estão representadas, num cenário onde está sendo discutido o avanço e a ampliação da segurança pública na atualidade. 



Pessoas de várias regiões do Brasil contribuindo com palestras, compartilhando suas experiências, além de debates e apresentações de projetos de sucesso.



Diversas autoridades municipais e nacionais subiram ao palco do Aquidabã para discursarem durante abertura do evento, que ainda contou com a apresentação da banda do Colégio Naval e de alunos da Escola Cívico-Militar Remo Baral Filho.

 







O evento também conta com um polo de negócios com apresentações culturais e workshop de instituições de segurança, participação de empresas da área, equipamentos e tecnologias, entre outros.



Durante a programação no Cais de Santa Luzia acontece também exposição de fotos, equipamentos e viaturas dos seguintes órgãos e instituições: Polícia militar 33°, CPAM, Polícia Civil 166°, Bombeiro, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Portuária, Defesa Civil, Lei Seca, Turisangra, SAMU, Disque Denúncia, SSP, PROERD, Core/esquadrão antibomba da Polícia Civil e Bope PM. 

 





 



A cidade de Angra foi escolhida para sediar o evento devido o efetivo combate ao crime organizado entre 2017 e 2019 quando a o município viveu momentos de extrema violência. Ações integradas do Comando da Polícia Miliar, Polícia Civil, prefeitura e a base de dados do Disque Denúncia reduziram a criminalidade em mais de 30%.



Dados do Disque Denúncia, apresentados durante o evento pelo coordenador do Disque Denúncia e diretor do Instituto MovRio, Renato Almeida, revelam a importância da parceria com órgãos do setor de segurança pública do Estado do Rio. Com base nas denúncias recebidas pelo Disque Denúncia, as polícias civil e militar retiraram mais de 41 mil armas, 31 toneladas de drogas e 60 mil munições das mãos dos criminosos nos últimos 30 anos.

 





 



A parceria do Disque Denúncia com a Prefeitura de Angra dos Reis - Disque Denúncia Cidades -, que já dura quatro anos, auxiliou os órgãos de Segurança Pública a retirar mais de 100 armas das mãos das facções do crime organizado. 

Foram mais de 80 pistolas e revólveres, 18 fuzis e 23 granadas. 



Para além do Tráfico de Drogas, responsável por 2.420 denúncias, ainda foram registradas 1.357 denúncias sobre crimes ambientais; 675 contra a pessoa; e 235 sobre a localização de foragidos. 



"Antes do Disque Denúncia Cidades ser implantado em Angra, a cidade registrava apenas 402 denúncias nos órgãos de segurança entre 2017 e 2018. Quando entramos com o programa, mais que dobramos os números, atingindo 1.080 denúncias entre 2018 e 2019. Isso mostra como o Disque Denúncia é uma grande ferramenta de apoio aos órgãos de segurança e o poder público dos municípios."



Renato Almeida.



 





Renato Almeida, coordenador do Disque Denúncia e diretor do Instituto MovRio, e o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão.



 



Mostrar aos demais municípios do Sul Fluminense, que o Disque Denúncia é um grande aliado da gestão pública, é uma das ideias do diretor do Instituto MovRio.



- Tanto que ajudamos a reduzir a criminalidade em mais de 30% em aqui em Angra dos Reis. O resultado é efetivo e totalmente alinhado com as forças de segurança - concluiu Renato Almeida.



 



*Fonte de Apoio: Prefeitura de Angra e Diário do Vale