04/04/2023

As aves foram levadas ao CETAS, em Seropédica

Pássaros são apreendidos em Nova Iguaçu após denúncia de comércio ilegal de aves silvestres

Pássaros são apreendidos em Nova Iguaçu após denúncia de comércio ilegal de aves silvestres

Onze pássaros da fauna silvestre brasileira foram resgatados de cativeiro na última segunda-feira (03), após policiais militares do Comando de Polícia Ambiental terem recebido informações do Linha Verde (2253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – sobre comércio ilegal de aves, em Nova Iguaçu, na baixada fluminense.



Seguindo a denúncia, os agentes da 1ª UPAm procederam à Rua Marecil Rodrigues de Souza, no Morro Agudo, e durante fiscalização no local, identificaram a existência dos pássaros. Quando perguntado a respeito das licenças necessárias, o proprietário informou possuir de alguns e os outros não possuíam anilhas de identificação ou a documentação pertinente. Diante dos fatos, os policiais recolheram as aves sem registro junto ao IBAMA e procederam à 56ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Vale frisar que as aves foram encaminhadas posteriormente ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, onde serão devolvidos ao habitat natural.



O Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente, solicita a ajuda da população para denunciar crimes ambientais em todo o Estado do Rio. Por telefone, as denúncias podem ser feitas pelos números 0300-253-1177 (custo de ligação local) ou (21) 2253-1177. O serviço também disponibiliza o serviço via Internet, através do aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, pelo WhatsApp através do (21) 99973-1177, pelo site do Disque Denúncia ou pelo Facebook. Em todos os canais o anonimato é garantido ao denunciante.



LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente