Disque Denúncia


Denúncia ao Linha Verde sobre guarda e comércio de animais, leva polícia a apreender 148 animais em imóvel de Duque de Caxias 


Os animais serão levados ao CETAS, em Seropédica

23/05/2024
Denúncia ao Linha Verde sobre guarda e comércio de animais, leva polícia a apreender 148 animais em imóvel de Duque de Caxias 

Cerca de 150 animais foram apreendidos nesta quinta-feira (23) por policiais militares do Comando de Polícia Ambiental no município de Duque de Caxias, na baixada fluminense. A apreensão ocorreu após os agentes terem ido averiguar denúncia do programa Linha Verde (2253 1177) do Disque Denúncia, que mencionava a guarda e comércio ilegal de animais.

De posse das informações, a equipe da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca, esteve na Rua Dona Afra, bairro Jardim Panamá, onde fez contato com um morador local. Ele foi informado sobre o conteúdo da denúncia e informou desconhecer o homem citado, porém, afirmou ter alugado o imóvel para alguém que não saberia o nome. Durante a fiscalização no interior do imóvel, os policiais da 1ª UPAm encontraram 148 animais em cativeiro, sendo 85 pássaros de diversas espécies (bico de veludo, cigarra rainha, canário da terra, coleiro, pixoxó, saíra beija flor, bico de lacre) e 63 répteis, entre tartarugas e jabutis. Ainda segundo os militares, pelo imóvel ser próximo a Feira de Duque de Caxias, poderia ser um depósito para venda clandestina dos animais. Com base no artigo 29 da lei 9605/98, os agentes procederam à 59ª DP para o registro da ocorrência, sendo que os animais serão levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica.

Desde o início do ano, o programa Linha Verde já recebeu cerca de 8 mil denúncias de crimes ambientais em todo o Estado do RJ, sendo 514 relativas à guarda e comércio de animais silvestres. Para continuar ajudando a polícia no combate aos crimes contra o meio ambiente, a população pode ligar para o Disque Denúncia, através dos telefones (21) 2253 1177 e 0300 253 1177 - ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente