27/11/2024
São 19 estados reunidos pra discutir estratégias desse serviço usado pela população de todo Brasil
Nos dias 26, 27 e 28 deste mês, o Instituto MovRio, organização não governamental que coordena o Disque Denúncia do Rio de Janeiro, está promovendo de forma inédita, o 1º Encontro Nacional das Centrais Disque Denúncia do país. O evento acontece no eSuítes Hotel Recreio Shopping, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio e aborda temas sobre Inteligência e segurança pública.
Próximo de completar 30 anos de existência a serviço da população, o Disque Denúncia do Rio, que é pioneiro no Brasil, ao longo do tempo levou a sua expertise para outros estados da federação, como Pernambuco, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, cidades como Campinas, no interior de São Paulo, Marabá e Parauapebas, ambas no Pará, além de Córdoba, na Argentina e Santiago, no Chile. O Disque Denúncia do Rio foi inspirado na experiência de sucesso do modelo estadunidense – Crime Stoppers.
O objetivo principal do Encontro é a interação entre as Centrais Disque Denúncia e seus gestores, para a troca de experiências, alinhamento de ações estratégicas para cooperar com os estados e prefeituras no combate à criminalidade, em nível nacional, e a troca de informações para gerar relatórios estatísticos com intuito de alimentar os setores de Inteligência dos órgãos de Segurança Pública.
No dia 26 de novembro, aconteceu a abertura do evento com apresentações de especialistas em segurança pública e empresas que apoiam o projeto Disque Denúncia. Os dias 27 e 28 são exclusivos para as Centrais Disque Denúncia e o grupo de gestores das Centrais se reunirá para o estudo da criação do Conselho Nacional do Disque Denúncia, com uma iniciativa que propõe unificar as informações de denúncias vindas da população brasileira, além de gerar relatórios qualitativos e estratégicos que servirão de combustível para as unidades de Segurança dos Estados.
Ao todo, dirigentes de 19 Centrais Disque Denúncia marcaram presença no 1º Encontro Nacional. O evento conta com a presença de governantes, autoridades e especialistas em segurança pública, gestores de empresas parceiras, empresários e patrocinadores.
Para Renato Almeida, presidente do Instituto MovRio e coordenador-geral do Disque Denúncia do Rio de Janeiro, o 1º Encontro Nacional elevará a qualidade dos serviços de todas as Centrais de Disque Denúncia do país. “Se essas Centrais já conseguem entregar um resultado espetacular para o Estado, imaginem com a integração de informações, inteligência e monitoramento mais intensificado e com a ajuda das informações da população, cooperando com a segurança nacional”, acrescentou o presidente.