19/02/2025

Os animais foram levados ao CETAS

Dois jabutis são apreendidos pela 1ª UPAm em Paracambi 

Dois jabutis são apreendidos pela 1ª UPAm em Paracambi 

Policiais Militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca, de posse de informações encaminhadas pelo Linha Verde (2253 1177)  - programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – apreenderam dois jabutis nesta quarta-feira (19) no município de Paracambi.

De posse da denúncia, a equipe da 1ª UPAm, subordinada ao Comando de Polícia Ambiental, esteve na Rua Alahim Francisco Rosa, no bairro Sabugo, onde o proprietário da residência denunciada franqueou a entrada dos policiais para a fiscalização. Ao ser questionado sobre criação de suínos, ele informou ter desfeito da criação há cerca de cinco meses, não havendo nem suínos e tampouco pássaros silvestres. Ainda durante a diligência, foram encontrados dois jabutis em um cercado próprio no quintal e o proprietário informou não possuir nenhuma documentação necessária para a criação dos animais. Diante dos fatos, foi dada ciência do crime ambiental com base no artigo 29 da lei 9.605/98 e o responsável encaminhado à 51ª DP, para o registro da ocorrência.  Os animais foram recolhidos e levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Seropédica.

Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente