09/05/2025
Denuncie com a garantia do anonimato
Por conta da proximidade ao dia onde se comemora o Dia das Mães, conhecido por ser um dia onde há muitos relatos sobre soltura de balões, o programa Linha Verde, do Disque Denúncia, montou uma força tarefa com objetivo de reforçar a importância em se denunciar de forma anônima essa atividade ilegal, além de reunir outros órgãos como o Comando de Polícia Ambiental, a Secretaria de Estado da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, que atuam no combate à essa prática.
Essa força tarefa integrada com esses outros órgãos, serve para mostrar à população que a soltura de balões é uma prática perigosa, que pode colocar em risco diversas pessoas, florestas, a navegação aérea, a rede elétrica, usinas e aeroportos. Vale ressaltar que no mês de abril, o programa Linha Verde lançou a 27ª edição da Campanha “Disque Balão”, já que é na época do Outono, festejos de São Jorge, dia das mães e festas juninas onde há maior incidência da prática de soltar balões. Desde janeiro, o Linha Verde já recebeu 46 informações envolvendo locais de confecção, soltura de balões e grupos de baloeiros e 243 envolvendo queimadas. O CPAm, de um ano para cá, realizou 23 ocorrências sobre balões, tendo apreendido 121 desses.
Segundo o Sistema de Gestão de Operações (SisGeO) do Corpo de Bombeiros, neste ano, o órgão já foi acionado cerca de 7 mil vezes para registros de ocorrências de fogo em vegetação, muitos desses, relacionados à queda de balões. No ano de 2024, o mesmo SisGeO contabilizou mais de 21 mil registros.
Assim que a população denuncia de forma anônima ao Linha Verde, o programa encaminha a denúncia ao Comando de Polícia Ambiental, que através do serviço de inteligência e policiamento ostensivo, vai ao local com objetivo de coibir. Por ser crime previsto no artigo 42 da lei 9605/98, quando há apreensão de material ou condução de um suspeito na soltura e fabricação de balões, os policiais o encaminham à uma delegacia da Polícia Civil para autuação. Por serem feitos da combinação de estopa com materiais inflamáveis (como parafina e querosene ou álcool) aquecidos em seu interior, os balões entram em correntes de ar e são levados para locais imprevisíveis, impossíveis de monitorar. Dependendo de onde caiam, podem atingir redes elétricas, provocar explosões e incendiar matas, causando danos irreparáveis a vidas e bens. A situação se agrava durante o período de estiagem, de maio a outubro, quando diminui a umidade relativa do ar, favorecendo os incêndios florestais por conta da vegetação mais seca. Por isso o trabalho do Corpo de Bombeiros é fundamental.
Serviço:
O programa Linha Verde, do Disque Denúncia, já recebeu em 2025, mais de 9 mil denúncias de crimes ambientais em todo o Estado do RJ.
A população pode denunciar a prática de soltura de balões e outros crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde, através do telefone (21) 2253-1177 e 0300 253 1177,- ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente