12/09/2025
Ocorrência registrada na 50ª DP
Uma denúncia feita ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), levou o Comando de Polícia Ambiental, nesta sexta-feira (12) ao município de Itaguaí, onde havia a informação sobre poluição química e possível poluição em decorrência de produtos químicos em uma empresa localizada no bairro Piranema.
Em um galpão localizado na Rua Nery Rosa Schwartz, que funcionava como local de manutenção e reparos de caminhões, havia uma pequena área com resíduos líquidos escuros no chão, assemelhados à óleo de motor, além de uma caixa de mil litros de óleo, mas que estava armazenado com pelo menos metade. Os agentes da 4ª UPAm questionaram o envolvido sobre as atividades e licenças e o mesmo informou que a área se trata de um espaço de caixas separadoras, com quatro compartimentos e canaletas para mitigar os efeitos de poluição, conforme exigido pela secretaria de meio ambiente de Itaguaí, e o óleo armazenado seria recolhido por diversas empresas conforme certificado de coleta de óleo. O responsável informou ainda que deu entrada em 2023 nas licenças junto à Prefeitura, porém, não apresentou nenhum documento. Diante dos fatos, os policiais procederam à 50ªDP, onde após perícia, a ocorrência foi registrada.
Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente