15/09/2025

Ocorrência registrada na 82ª DP

6ª UPAm fiscaliza terreno em Maricá após denúncia de crime ambiental 

6ª UPAm fiscaliza terreno em Maricá após denúncia de crime ambiental 

Neste domingo (14), a fim de averiguar denúncia de crime ambiental recebida pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), policiais militares da 6ª UPAm estiveram no município de Maricá, onde identificaram a degradação ambiental de uma área com 700 metros quadrados.

Após o recebimento das informações, agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Tiririca, procederam à Estrada de Jaconé, em Ponta Negra, onde constataram a colocação de piquetes demarcando terreno em área de charco, movimentação de solo, depósito de material de resíduos de construção civil e supressão de vegetação. A equipe realizou diligências no entorno, mas não encontrou nenhum suspeito, tampouco placas contendo licenciamento para as atividades ali desenvolvidas. Com base nos artigos 48, 60 e 64 da lei 9605/98, os policiais da UPAm se deslocaram à 82ª DP, onde na distrital, o delegado achou satisfatório confeccionar um Registro de Comunicação Administrativa.

Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente