17/10/2025
Na ação, que contou com informaçoes do Disque Denúncia, foi preso um outro comparsa, e apreendida grande quantidade drogas, um fuzil, pistola e carregadores.
Policiais militares lotados no 9º BPM (Honório Gurgel prenderam na noite da última quarta-feira (15), na Rua Laurindo Filho, em Cavalcanti, chefe de uma quadrilha de roubo de veículos que atua na Zona Norte do Rio, membro de facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) e integrante do tráfico de drogas de Comunidade da Primavera, o criminoso Lucas Oliveira Neves, vulgo “Bethoven”, de 30 anos. Na ação, foram apreendidos grande quantidade de entorpecentes e armamento, e foi preso Igor Oliveira da Silva Joviniano, de 24 anos, que também era integrante da quadrilha
Equipe Reservada da P/2, quando recebeu determinação do Comando da Unidade para apoiar operação integrada com o Comando de Operações Especiais (COE), na Comunidade da Primavera, bairro Cavalcante, com o objetivo de coibir o tráfico de drogas e o roubo de veículos, bem como verificar a existência de desmanche de automóveis e depósito irregular de autopeças no interior da comunidade, que ao chegarem ao local informado, os policiais foram surpreendidas por intenso ataque armado, desferido por aproximadamente vinte (20) criminosos, os quais efetuaram diversos disparos de arma de fogo e arremessos de artefatos explosivos contra os policiais.
O confronto ocorreu em região de mata e vielas estreitas no interior da comunidade, perdurando por alguns minutos, até cessarem os disparos dos criminosos. Após estabilização do terreno e varredura no perímetro, foram localizados dois traficantes feridos, ainda com sinais vitais, ambos portando armas de fogo, ato contínuo um terceiro indivíduo também foi localizado ferido com uma perfuração na perna, sendo o mesmo identificado com sendo o traficante “Bethoven”. Na ação, foram apreendidos os seguintes materiais: 02 fuzis calibre 556, n° suprimida, 07 carregadores 556, 01 pistola 9mm, n° suprimida, 01 carregador 9mm, 8 munições 9mm, 01 rádio transmissor, 01 artefato explosivo, 384 pinos de cocaína, 120 pedras de crack e 30 trouxinhas de maconha.
De imediato, foi prestado socorro aos mesmos, sendo conduzidos na viatura blindada até o Hospital Estadual Carlos Chagas, onde, Diego dos Santos e Paulo Oliveira da Costa Neto, vulgo “Cotonete”, acabaram não resistindo aos ferimentos. Um outro integrante da quadrilha, Igor Oliveira da Silva Joviniano, de 24 anos, foi conduzido à 27ª DP (Vicente de Carvalho/Central de Flagrantes), onde teve seu auto de prisão em flagrante lavrado juntamente com Lucas Oliveira Neves, que continua hospitalizado, e sob custódia policial.
Na delegacia, foi constatado que contra o criminoso “Bethoven”, havia um mandado de prisão, expedido pela 2ª Vara Criminal da Regional Madureira, Espécie de prisão: Preventiva, pelo crime de Tipificação Penal: Tortura.