28/10/2025
Ocorrência registrada na 144ª DP
Policiais Militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano, de posse de denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), realizaram, nesta segunda-feira (27), fiscalização no município de Bom Jesus do Itabapoana, no Norte Fluminense, onde identificaram ações realizadas sem licença, no Centro daquele município.
A equipe da 3ª UPAm, ao chegar no local da denúncia, na Avenida Padre de Melo, se deparou com um homem realizando a perfuração de um poço artesiano e o questionou. O homem entrou em contato com o responsável pelo terreno, que enviou, via telefone celular, alguns documentos. Os agentes do Comando de Polícia Ambiental, então, realizaram consulta no portal do INEA para verificar a competência e tipos de licenciamento ambiental por parte da Secretaria de Meio Ambiente de Bom Jesus do Itabapoana, mas não encontraram nenhuma autorização. Ainda de acordo com os policiais, analisando a documentação enviada pelo responsável, pode ser constatado a existência de um aterro feito de barro e pedras, citado na denúncia feita ao Linha Verde. Diante dos fatos e, como nenhuma das atividades realizadas no local possuíam licenciamento ambiental, os policiais se deslocaram à 144ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente