31/10/2025
Encontro promoveu a integração e troca de experiências entre as centrais Disque Denúncia de todo o país
A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) sedia até hoje, sexta-feira (31), o II Encontro Nacional das Centrais Disque Denúncia. Participam representantes de 16 estados, além do Paraná e do Distrito Federal. O evento começou nesta terça-feira (28) e inclui palestras, mesas-redondas e debates sobre a evolução do serviço.
O diretor-geral da Sesp, coronel Adilson Luiz Prusse, destacou a importância da integração entre as forças de segurança e do aperfeiçoamento do canal de denúncias anônimas, considerado essencial para o combate ao crime.
Entre as iniciativas apresentadas pelo Paraná está a criação de um programa estadual de recompensas previsto na Lei 22.576/2025. O pagamento será direcionado a informações que auxiliem na elucidação de crimes, mediante análise do Centro Integrado de Denúncias 181 (CIDE). A regulamentação ainda está em andamento.
Em uma das palestras, técnicos da Sesp apresentaram ferramentas de análise de dados utilizadas no estado, como sistemas de Business Intelligence (BI) e o Sistema de Controle de Ocorrências Letais (SCOL). Segundo o órgão, essas soluções contribuem para a redução de homicídios e aumento da precisão das estatísticas criminais.
Criado em 2003, o Disque Denúncia 181 garante sigilo absoluto aos denunciantes e atua como ferramenta de prevenção e investigação. Inicialmente focado no tráfico de drogas, hoje recebe informações sobre 58 tipos de crimes, como violência contra idosos, feminicídio, racismo, furtos e homicídios.
Fonte: Band Paraná
www.band.com.br