21/11/2025
Ocorrência registrada na 91ª DP
A partir de uma denúncia de crime ambiental recebida pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177) e encaminhada ao Comando de Polícia Ambiental, agentes da 2ª UPAm constataram nesta sexta-feira (21) a poluição de um curso hídrico no município de Valença.
A equipe da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Concórdia, após o recebimento da informação, se deslocou à um sítio localizado no bairro Santa Terezinha, onde fez contato com a esposa do acusado, que não se encontrava no local. Aos policiais, ela informou que a Prefeitura não fornece tratamento de esgoto, tampouco coleta, sendo então os mesmos descartados em um corpo hídrico próximo. O acusado, que chegou durante a diligência, levou os agentes ao local, onde foram flagrados despejos de esgoto a céu aberto próximo a uma mina de água. Ele relatou que, anteriormente, havia uma tubulação direcionando os resíduos a uma vala no fim do terreno, porém, o encanamento havia sido quebrado, passando a despejar o esgoto perto da nascente. Com base no artigo 54 da lei 9605/98, os policiais procederam com o acusado à 91ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente