03/12/2025

Ocorrência registrada na 126ª DP

8ª UPAm flagra funcionamento de poço artesiano sem licença em Rio das Ostras após denúncia 

 8ª UPAm flagra funcionamento de poço artesiano sem licença em Rio das Ostras após denúncia 

A partir de uma denúncia de crime ambiental feita ao Linha Verde (0300 253 1177) - programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente - policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Costa do Sol, estiveram nesta terça-feira (02) no município de Rio das Ostras, onde se depararam com a extração irregular de águas subterrâneas.

Os policiais da 8ª UPAm, procederam à um condomínio localizado na Rua Duque de Caxias, Chácara Marileia e, ao chegar, identificaram um poço artesiano em operação, conforme a denúncia. O zelador, que acompanhou a fiscalização, foi perguntado acerca das documentações necessárias para mantê-lo em funcionamento, porém, nada foi apresentado. O mesmo também tentou entrar em contato com a administradora do condomínio, mas nenhum representante foi ao local. Diante dos fatos, a equipe da UPAm procedeu à 128ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente