19/12/2025

As aves foram levadas para o CETAS, em Seropédica

Denúncia feita ao Linha Verde ajuda polícia na apreensão de 20 pássaros silvestres de cativeiro 

Denúncia feita ao Linha Verde ajuda polícia na apreensão de 20 pássaros silvestres de cativeiro 

Vinte pássaros da fauna silvestre brasileira foram resgatados de cativeiro nesta sexta-feira (19), em Nova Friburgo, na região serrana. O fato ocorreu após a polícia ter recebido informações do programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), que mencionavam a guarda ilegal dos animais.

De posse das informações, policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos, procederam à Rua José Acidino Pinto, no bairro Sanglar, onde no local denunciado, observaram várias gaiolas penduradas em uma varanda. Um morador, ao se apresentar aos policiais da 5ª UPAm, informou que as aves eram do pai, que não se encontrava no local, e, ao ser questionado sobre as licenças necessárias para manter as aves em cativeiro, o mesmo disse que não tinha ciência das autorizações. Ao todo, foram encontrados 15 xanxão, três tizius, um coleiro e uma cigarrinha. Com base no artigo 29 da lei 9605/98, os agentes procederam à 159ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Todas as aves foram recolhidas e levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, onde após tratamento serão reintroduzidas ao habitat natural.

Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente