12/02/2026
Ocorrência na 81ª DP
Pelo menos 10 mil metros quadrados de área degradada foram identificados no Engenho do Mato, Niterói, nesta quarta-feira (12), após a polícia militar ambiental ter ido averiguar denúncia recebida pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177) que mencionava extração mineral.
Os policiais lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Tiririca, de posse das informações, procederam à Avenida Irene Lopes Sodré, onde se depararam com uma retroescavadeira em funcionamento e um caminhão, onde os veículos realizaram terraplanagem, supressão de vegetação, limpeza e retirada de material. Segundo os agentes, foi apresentada a licença ambiental de desmonte, mas que não condizia com a atividade realizada no local. Diante dos fatos, a equipe da 6ª UPAm se deslocou à 81ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente