31/08/2026
A iniciativa tem como objetivo auxiliar o trabalho das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams)
O Agosto Lilás, que termina nesta segunda-feira, dia 31, é o mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher. Este ano, pela segunda vez, o Disque Denúncia Mulher, em parceria com o Procurados, divulga cartazes que reúnem informações sobre foragidos da Justiça por crimes cometidos contra mulheres.
A iniciativa tem como objetivo auxiliar o trabalho das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams), ampliando a circulação de informações que possam contribuir para a localização de homens que possuem mandados de prisão em aberto por crimes cometidos contra mulheres.
Os cartazes reúnem fotografias e informações de oito procurados, facilitando sua identificação e aumentando as possibilidades de que informações sobre seus paradeiros cheguem às autoridades responsáveis.
É fundamental reforçar que o enfrentamento à violência contra a mulher também passa pela responsabilização dos agressores. Dar visibilidade aos criminosos procurados e levar essas informações às autoridades e à sociedade é uma forma de contribuir para a segurança das mulheres e evitar que novos crimes aconteçam — destaca Renato Almeida, presidente do Disque Denúncia.
Informações que possam contribuir para a localização dos procurados podem ser encaminhadas aos canais do Disque Denúncia de forma anônima e segura: 2253-1177/ 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado — técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa —, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ".
Veja quem são os foragidos:
Abraão Nascimento dos Santos; Conforme o registro de ocorrência, no mês de agosto de 2023, no bairro Vale do Ipê, em Belford Roxo, ele agrediu fisicamente sua ex-companheira mediante socos, tapas e pontapés, além de ameaçá-la. A vítima requereu medidas protetivas de urgência, tendo Abraão descumprido a ordem judicial em fevereiro de 2025.
Cláudio Silva de Oliveira; Em fevereiro de 2026, no Centro de Belford Roxo, ele abordou sua ex-companheira e a agrediu com socos na cabeça e no braço direito, provocando sua queda ao solo. A agressão somente teria cessado após a intervenção de populares. A vítima precisou receber atendimento hospitalar e já possuía medidas protetivas de urgência contra o investigado. Consta, ainda, histórico de registros anteriores envolvendo ameaças e violência doméstica contra a mesma vítima, inclusive com prisão anterior do suspeito.
Lucas Araújo Oliveira; Contra ele, há um mandado de prisão pelos crimes de cárcere privado, ameaça, lesão corporal e estupro, acontecidos em junho de 2026, quando, sob ameaças de divulgação de vídeos íntimos, a vítima, sua ex-companheira, foi ao encontro de Lucas na comunidade da Serrinha, no bairro de Madureira, onde o autor atua no tráfico de drogas, sendo faccionado ao Terceiro Comando Puro (TCP).
Marcelo de Oliveira Pinheiro; Marcelo é suspeito de cometer contra sua ex-esposa os crimes de perseguição, injúria e ameaça, com ligações de vídeo portando uma arma de fogo e se dizendo poderoso politicamente, visto que já foi secretário de planejamento de Itatiaia. Marcelo, segundo o Disque Denúncia, possui diversos apartamentos e endereços na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Sudoeste do Rio, e já foi preso por desvios de verbas durante a pandemia de Covid-19.
Cauã Andrade dos Santos; Ele é suspeito do crime de descumprimento de medida protetiva contra a ex-namorada de 16 anos após mantê-la em cárcere privado durante o Natal de 2025 e ameaçá-la com uma arma de fogo na saída da academia, quando também a agrediu com um soco no rosto.
Marcus Aurélio Vieira; Contra ele, há dois mandados de prisão em aberto por tentativa de feminicídio contra a ex-companheira, em março de 2026. Após uma discussão em que ele quebrou o celular da vítima, ele a ameaçou, dizendo que a mataria enquanto dormia, e a acordou com uma faca em seu pescoço, tendo tentado esfaqueá-la por diversas vezes, conseguindo feri-la nos braços e no abdômen por pelo menos duas vezes.
Jeferson Oliveira de Araújo; Jeferson tem dois mandados de prisão em aberto, pelos crimes de descumprimento de medida protetiva e ameaça, tendo inclusive se utilizado de uma pistola para isso. Os fatos ocorreram nos bairros de Curicica e da Taquara, na Zona Sudoeste do Rio, em dezembro de 2025.
Pablo Heleno Munhoz Rufino; Contra Pablo, há dois mandados de prisão pelos crimes de ameaça e lesão corporal praticados contra sua ex-companheira em maio de 2026, quando Pablo desferiu duas coronhadas contra a testa da vítima no bairro de Curicica, na Zona Sudoeste do Rio.
Fonte: Extra
https://extra.globo.com/rio/casos-de-policia/noticia/2026/08/disque-denuncia-faz-acao-no-agosto-lilas-com-cartazes-de-foragidos-por-violencia-contra-a-mulher.ghtml