15/09/2026
Ocorrência registrada na 140ª DP
Uma área com 30 mil metros quadrados foi encontrada em estado de degradação ambiental nesta segunda-feira (14) em Natividade, no Noroeste Fluminense, após uma denúncia recebida pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177).
De posse das informações, que foram encaminhadas à polícia, os agentes se deslocaram ao Sítio do Sinval, Ventania, em Bom Jesus do Querendo, onde constataram a existência do corte de árvores de pequeno, médio e grande porte, com características de nativa e em avançado estágio de regeneração. Ainda de acordo com a polícia, os cortes teriam sido feitos com auxílio de motosserras e ainda havia vasto material lenhoso próximo ao local. Durante as diligências, a equipe identificou também a utilização de veneno nos tocos das árvores, mas não conseguiram encontrar nenhum responsável pelo envenenamento ou pelo corte. Diante dos fatos, os policiais procederam à 140ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
Para denunciar crimes ambientais em todo Estado do RJ ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente