Disque Denúncia


Denúncia de desmatamento em Petrópolis feita ao Linha Verde leva polícia a encontrar área degradada de mil metros quadrados


Neste ano, o Linha Verde já recebeu 415 denúncias sobre crimes ambientais em Petrópolis

25/09/2020
Denúncia de desmatamento em Petrópolis feita ao Linha Verde leva polícia a encontrar área degradada de mil metros quadrados

Uma denúncia feita ao Linha Verde (0300 253 1177) através do aplicativo para celulares, levou policiais militares a constatarem nesta sexta-feira (25) o crime de desmatamento em Corrêas, bairro de Petrópolis, na região serrana.

Segundo a equipe da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos, a denúncia informava que no local conhecido como “Rua das Casinhas”, no Castelo São Manoel, vinha ocorrendo diariamente a extração de árvores com uso de motosserra. Através dessa informação, os policiais procederam à antiga Rua 11, onde constataram o corte de seis árvores nativas do bioma mata atlântica, em estágio inicial, médio e avançado de regeneração, em uma área cuja degradação ambiental chega a mil metros quadrados. A equipe realizou buscas no entorno com objetivo de identificar os possíveis responsáveis, mas ninguém foi encontrado, tampouco placas indicativas contendo licença ambiental. Por se tratar de crime ambiental de acordo com o artigo 38 da lei 9065/98, os policiais se deslocaram à 105ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Vale ressaltar que neste ano de 2020, o Linha Verde já recebeu 415 denúncias sobre crimes ambientais em Petrópolis e destes, 117 foram sobre desmatamento, assunto que lidera o ranking de denúncias na cidade. Para denunciar qualquer ilícito contra o meio ambiente no município de Petrópolis, a população pode ligar para o 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou utilizar o aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”, na qual é possível anexar fotos e vídeos. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente