Disque Denúncia


Denúncia do Linha Verde leva polícia civil a prender dono de aviário que comercializava caramujos megalobulimus


Os animais são raros e potenciais vetores de diversas doenças parasitárias

29/10/2020
Denúncia do Linha Verde leva polícia civil a prender dono de aviário que comercializava caramujos megalobulimus

Policiais civis da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), em verificação à denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde (0300 253 1177) sobre abate e comercialização de animais silvestres, apreenderam nesta quarta-feira (28) 41 caramujos que, de acordo com o setor de malacologia da Fiocruz, são animais raros e potenciais vetores de diversas doenças parasitárias. A apreensão se deu no Aviário Santa Rita, localizado na Rua Recife, em Trindade, bairro de São Gonçalo.

No local, os agentes foram recebidos pelo responsável do estabelecimento, onde foram encontrados, além dos caramujos, diversas espécies de animais. Os agentes da DPMA também constataram no local poluição qualificada, resultante do carreamento direto (sem nenhum tipo de tratamento) dos resíduos da limpeza dos animais abatidos para o canal que margeia o estabelecimento, além dos evidentes maus tratos a que os animais abatidos eram previamente submetidos. O responsável foi autuado em flagrante e encaminhado ao sistema prisional, onde se encontra à disposição da justiça.

O Linha Verde solicita a população do Estado do RJ que denuncie crimes ambientais através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente