Crimes: 1 - Os artigos 33 e 35 da Lei 11.343/2006 (Lei de Drogas) tipificam o tráfico de drogas e a associação para o tráfico. O art. 33 pune com 5 a 15 anos de reclusão o comércio ou posse de entorpecentes. O art. 35 pune com 3 a 10 anos a associação estável de duas ou mais pessoas para o tráfico.
Thainá Porto e Silva, conhecida pelo apelido Tata, é identificada em investigações da Polícia Civil do Rio de Janeiro como uma "mula" do tráfico de drogas que atua na região da Lapa.
De acordo com relatórios de inteligência seu papel na organização criminosa envolve:
Logística de Transporte: Ela é responsável por buscar cargas de drogas já embaladas na comunidade do Fallet, em Santa Teresa, e transportá-las até a Lapa.
Distribuição Interna: Após o transporte, ela entrega o material aos gerentes de carga, que então repassam os entorpecentes aos "vapores" (vendedores de ponta) para comercialização.
Monitoramento de Estoque: Diálogos interceptados pela polícia mostram Thainá monitorando a quantidade de drogas vendidas e avisando aos gerentes quando o material está acabando em determinadas "bocas".
O Disque Denúncia, pede que quem tiver informações sobre localização de criminosos e pontos de drogas, favor entrar em contato pelos seguintes canais de atendimento:
Central de atendimento/Call Center: (021) - 2253 1177 ou 0300-253-1177
WhatsApp Anonimizado: (021) ? 2253-1177 (técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa)
Aplicativo: Disque Denúncia RJ