Gilberto Mendes Junior

Crimes: 1 - O Artigo 121, § 2º, do Código Penal (Decreto-Lei 2.848/1940) trata do homicídio qualificado. Essa modalidade ocorre quando o crime é cometido sob circunstâncias que demonstram maior gravidade, crueldade ou baixeza moral.

  • Situação: Procurado
  • Apelido: Júnior
  • Facção: -----------------------------
  • Função: Homicida
  • Atuação: Senador Camará - Zona Oeste do Rio
  • Nascimento: 15/09/1997
  • RG: RG: Não Informado
  • Naturalidade: Rio de Janeiro - RJ

Histórico

Disque Denúncia pede informações sobre homem que teria planejado e executado junto com a companheira a morte do sogro em Senador Camará, Zona Oeste do Rio

Os motivos seriam as desavenças familiares, bem como pela insatisfação da morte de um cachorro de estimação, uma vez que atribuíam à vítima, a culpa pela morte do animal. 

O Disque Denúncia (2253-1177) divulga um cartaz para auxiliar nas investigações da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), a fim de obter informações que à localização e prisão de Gilberto Mendes Júnior, mais conhecido pelo apelido de ?Júnior?, de 28 anos. Ele é um dos envolvidos na morte do sogro Leonardo Martins Barcelos. O crime aconteceu no dia 28 de março em Senador Camará, na Zona Oeste do Rio.  

Segundo investigações da DHC, o crime aconteceu por volta das 10:00h, na Rua Conde de Pais Leme, nº 186, no bairro de Senador Camará, praticado por Gilberto Mendes, cuja a morte foi planejada com sua companheira Maria Clara dos Santos Barcelos, investigada também por participação na morte do próprio pai. Foi apurado que a vítima teria desavenças com sua filha e o companheiro dela Gilberto, em razão da vítima  ameaçar retirar deles a casa que construíram no terreno cedido pelo pai de Maria Clara. Outrossim, o casal parecia também culpar a vítima pela morte de seu cachorro de estimação do casal. 

No dia dos fatos, Gilberto teria sido visto saindo de sua residência e caminhando em direção à casa da vítima. Logo em seguida, teriam sido escutados disparos de arma de fogo com o consequente retorno do suspeito para sua residência. Em relação à Maria Clara, existe gravação de voz dela, encaminhada por ela própria para sua avó, mãe da vítima, afirmando que somente teria paz com a morte do pai. Os relatos das testemunhas apontam para um comportamento frio e evasivo do casal nos momentos seguintes ao conhecimento da morte da vítima, o que causou estranheza entre os familiares. O crime aconteceu na presença da filha caçula da vítima, de 8 anos, que estava no imóvel no momento dos disparos. 

Na última terça-feira (26), em uma ação realizada por agentes da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), prenderam e cumpriram um mandado de prisão temporária contra Maria Clara. Ela foi encontrada no supermercado onde trabalhava em Bangu, também na Zona Oeste.  

Diante dos fatos, a Autoridade Policial da DHC, requereu junto à Justiça, um mandado de prisão, que deferido pela 4ª Vara Criminal da Capital, Espécie de prisão: Temporária , com Tipificação Penal: Homicídio Qualificado  - considerado um crime hediondo quando praticado por motivos como paga/promessa de recompensa, torpeza, e neste caso da vítima foi por motivo fútil. 

O Disque Denúncia, pede que quem tiver informações sobre a localização de Gilberto Mendes Júnior, favor entrar em contato  pelos seguintes canais de atendimento:    

Central de atendimento/Call Center: (021) - 2253 1177 ou 0300-253-1177
WhatsApp Anonimizado: (021) ? 2253-1177 (técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa)
Aplicativo: Disque Denúncia RJ
Anonimato Garantido

Mandados

Origem
Processo
Expedição
Órgão Judicial: CAPITAL 4 VARA CRIMINAL - TJRJ
N° do Mandado: 0049232-65.2026.8.19.0001.01.0001-00/Espécie de prisão: Temporária
25/05/2026