Disque Denúncia

    BUSCAR PROCURADO

     



1 - Organização Criminosa (Lei 12.850/2013); Extorsão (Art. 158 - Cp); "Lavagem" Ou Ocultação de Bens, Direitos Ou Valores Oriundos de Corrupção (Art. 1º, V - Lei 9613/98); Lei dos Crimes Hediondos (Lei 8.072/90); Demais Crimes do Sistema Nacional de Armas - Lei 10.826/03 Inquérito nº 048-01958/2020 de 03/11/2020 - 48ª Delegacia Policial 2 - O Artigo 1º, inciso V, da Lei 9.613/1998 (Lei de Lavagem de Dinheiro) tipifica como crime a ocultação ou dissimulação da natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal. 3 - O art. 2º da Lei 12.850/2013 define o crime de organização criminosa como promover, constituir, financiar ou integrar associação de 4 ou mais pessoas, ordenada e com divisão de tarefas, visando vantagem com infrações graves 4 - Roubo 5 - Homicídio Qualificado (3x)


Facção:Organização Paramilitar (Milícia)

Função: Chefe da Milícia

Atuação: Nova Iguaçu e Seropédica - Baixada Fluminense

Nascimento: 28/05/1991

RG: IFP/DETRAN: 23539808-8 Emissor: IFP/DETRAN

Naturalidade: Rio de Janeiro - RJ



HISTÓRICO


Gilson Ingrácio de Souza Júnior, conhecido como Juninho Varão, é apontado pelas autoridades como o principal líder de uma organização paramilitar que atua na Baixada Fluminense, especialmente em Nova Iguaçu e Seropédica.

Perfil e Atuação Criminosa

Liderança: Ele comanda o grupo conhecido como "Bonde do Varão". Anteriormente, integrou a milícia de Wellington da Silva Braga, o "Ecko", mas após a morte do líder em 2021, passou a operar de forma independente.

Territórios: Sua influência concentra-se em pelo menos cinco bairros de Nova Iguaçu (incluindo a região de Cabuçu) e partes de Queimados.

Atividades Ilegais: O grupo é investigado por extorsão de moradores e comerciantes, cobrança de "taxas de segurança", controle de serviços essenciais e envolvimento em assassinatos ligados à disputa por territórios.

Movimentação Financeira: Investigações do Ministério Público (MPRJ) indicam que sua organização chegou a movimentar cerca de R$ 10 milhões em apenas um ano.

Status Atual e Operações Policiais

Juninho Varão é considerado foragido da justiça e possui mandados de prisão expedidos por crimes de organização paramilitar. Recentemente, em março de 2026, operações da Polícia Civil (DRACO) atingiram sua estrutura operacional:

Apreensões: Em fevereiro e março de 2026, a polícia estourou "paióis" da organização, apreendendo fuzis, coletes balísticos e veículos de luxo roubados que eram usados em rondas criminosas.

O Disque Denúncia, pede que quem tiver informações sobre a localização de foragidos da Justiça de outros estados escondidos no Rio, favor entrar em contato pelos seguintes canais de atendimento:

Central de atendimento/Call Center: (021) - 2253 1177 ou 0300-253-1177
WhatsApp Anonimizado: (021) ? 2253-1177 (técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa)
Aplicativo: Disque Denúncia RJ
Anonimato Garantido



MANDADOS


ORIGEM PROCESSO EXPEDIÇÃO
Tribunal de Justiça Comarca da Capital Central de Processamento Criminal Número do Mandado CNJ: 0046366-89.2023.8.19.0001.01.0011-07 /MANDADO DE PRISÃO PREVENTIVA 24/04/2024